Vicentices 2: São Vicente é ingovernável.


P rometi que voltava e voltei! Vamos a parte dois da saga. Sobre São Vicente, o pano para mangas é tanto que dava pra vestir todo um desfile da Festa da Flor e ainda sobrava. Tudo a seu tempo, por partes vamos a isto, abordar as opções que apareceram, e as que ainda virão. Já se conhece o pé de vento que vai no PSD para a sucessão de JAG.

A lista oficial patrocinada e abençoada pelo nosso querido Líder deu à luz, desde a Pyongyang da Vigia com toda a ilha como seu recreio. Não divagando e piadas absolutistas a parte, essa lista encabeçada pelo até agora vice e abençoada, traz alguns (des)conhecidos, escolhidos a dedo e de casa. 

Sendo do PSD tá no papo amigos, mas o atual presidente tem outros planos, e foram públicos, quer o seu 'protegé' para continuar o legado, estilo monárquico na República. Pupilo esse que ameaçou avançar inocente e independentemente, com candidatura anunciada com prazo vencido. Já falha promessas e ainda nem começou a campanha.

Uma pergunta já me assombra os pensamentos já desde o tempo dos 'Independentes', será que quando concorrem como independentes rasgam o cartão laranja? Ou é só independência temporária, estilo acaba o dinheiro e volta pra casa dos pais e acabou a birra? A jogada ameaça repetir-se ao fim de 12 anos. Quando a câmara esta a escorregar pelas mãos... inventa-se uma guerra, fazem-se umas birras, tudo as avessas mas... só que não. Importa o tacho claro, e o bem estar do partido. Muita lavagem cerebral terá que haver pra isto resultar.

Do PS, ouviu-se um nome de cabeça de lista que afinal, parece que apoia o vice presidente... esta bonito está. E o que dizer do JPP que parece que ou teve a torre embargada pela câmara, ou então acabou o orçamento, acabou os pregos e as tábuas! Já imaginava algo ao estilo medieval, tipo torre de assalto, mas nem um montinho para ver. A candidata... ainda sem se saber se será oficialmente, parece carecer de empatia, proximidade ou voz. Mas parece ter sido sempre muito próxima ao castelo feudal laranja. Ai JPP para aonde caminhas... e o Chega... já se chegou à frente com um candidato, vindo de outros partidos, outras andanças, dizem que a terceira é de vez. Mas o homem carece de ser mais curto e grosso no que diz! E sobretudo, provar! Senão sujeita-se ao ridículo!

São Vicente precisa de gente séria, que faça política séria e deixem de brincar às cadeiras, o tempo de primária já lá vai. São vicente precisa de força viva civil, um concelho com serviços públicos mais eficazes e funcionais, e valorização máxima de identidade, ser mais social ainda, ser de todos e sobretudo serem todos os vicentinos respeitados por igual e não apenas, e só, distinguidos pelas benesses e bajulação partidária! Gerir a coisa pública, que é de todos e não só de alguns, hoje em dia parece ser uma proeza... a transparência e honestidade intelectual e política.

A política vicentina tem que ir mais além de grutas, estradas nas Ginjas, ou campos de golf (esta matou-me). Do PSD, já não se pode esperar muito melhor, a não ser birrice, teimosia e quero, mando e posso.

Meus caros, a política e a Câmara não servem para tráfico de influência, trafulhice e perseguição camuflada, por mais que o atual presidente diga que, em pleno século XXI, tais coisas existem, ele é o principal ator e acionador das influências e perseguições! Sectarismo puro e duro! Deve querer uma mini Pyongyang, embora só falte o corte de cabelo, o resto já lá esta! Sei na primeira pessoa, já há muitos anos, o que este partido e partidários do mesmo são! São de mente perturbada, pidescos no pior sentido numa república democrática, que parece que teima em não chegar a Madeira!

Os grandes líderes sempre mostraram o caminho fácil, tachista, subserviente e silenciador da liberdade alheia! Admite-se isto? Fico estupefacto de toda a gente saber disto, toda a gente falar disto, mas sempre que vão votar, fazem-no debaixo do medo e não da liberdade! O monstro não está em quem quer dar o seu melhor, fazer o seu melhor e mudar, o monstro é aquele que já tomou de assalto a nossa casa comum e não larga... por avião nenhum que venha cá cheio de Lei! Pena ninguém se lembrar de fazer um aeroporto em São Vicente, daria jeito... quem sabe.

Eu voltarei.

"Ventura Garcês"

Enviar um comentário

1 Comentários

Agradecemos a sua participação. Volte sempre.