... do padre António Paulo, agora pároco no Porto Moniz.
O pároco decidiu montar um palco no adro da igreja de Nossa Senhora da Conceição, na vila do Porto Moniz, soldado ao chão e sem consultar ninguém. Ora, sendo uma igreja com muita história e antiguidade (século XVII), esta “obra” causa alguma insegurança a todos aqueles que frequentam a igreja.
A estrutura montada está a provocar sérios estremecimentos na igreja, incluindo a vibração das frágeis janelas de vidro antigo, o que levanta questões sobre a segurança e preservação do edifício histórico. Houve, em tempos, não muito longínquos, parte da igreja feita em cimento que caiu para o adro. Com a criação deste palco é falado por todos os paroquianos no risco de voltar a acontecer algo idêntico.
O Património da igreja não pertence ao pároco, mas este tem o dever de o preservar, não destruir ou colocar em risco.
Os fiéis também estranham que a Diocese do Funchal ou a Direção Regional da Cultura tenham sido consultadas para avaliar a viabilidade da construção deste palco. Caso algum destes órgãos tenha sido consultado e tenha dado autorização, é evidente que não consideraram o impacto que tal obra pode ter no Património da igreja, que jamais deveria ser tratado com tamanha negligência.
Para além deste palco, também colocou no meio do adro um poste. Quando questionado sobre o porquê de ter colocado o tal poste, respondeu “é para fazer a dança do varão”. Sem consultar ninguém voltou a pôr em causa o Património desta igreja e novamente na calçada que certamente deverá ser preservada. Em tempos, quando cá estava o padre Afonso, nem carros podiam entrar no adro para que não fosse colocado em risco a preservação da calçada, mas, agora, é exatamente o contrário.
Como se a parte logística e de empreiteiro não fosse suficiente, celebrou a festa do Senhor, na Paróquia da vila, antes da celebração do Corpo de Deus. Ora, não é preciso ter curso de padre para saber que a festa do Senhor realiza-se sempre após o Corpo de Deus, mas para este pároco nada interessa e ele está acima de tudo e todos.
0 Comentários
Agradecemos a sua participação. Volte sempre.