Os Enfermeiros

 

N o telejornal da Madeira (dia 24 - link), deu uma reportagem sobre os enfermeiros, o titulo da noticia era “Enfermeiros preferem o SESARAM”, confesso que até fiquei esperançado, mas depois vi a reportagem na integra, e rapidamente esse sentimento de esperança desvaneceu, e onde fica tudo “confuso”.

Foram entrevistados o Presidente da Escola Superior de Enfermagem da UMa, e 2 alunos de enfermagem.

Na reportagem a jornalista diz que os alunos recém formados preferem o publico ao privado, o Presidente da Escola de Enfermagem, fala sobre os enfermeiros mais antigos que preferem e mudam do publico para o privado, e os mais novos preferem começar pelo privado, mas... e cito “sempre que há uma oportunidade do SESARAM abrir portas eles concorrem”

Eu pergunto, não deveria o SESARAM garantir imediatamente lugar aos novos formados nos quadros do sector público? Devemos ser o único lugar no MUNDO em que parece que o sector público da Saúde, não tem falta de enfermeiros.

Depois segue-se as entrevistas a 2 alunos, a rapariga diz que quer emigrar por alguns anos e depois voltar, o rapaz ainda foi, digamos, mais negativo, vai imigrar, “as condições aqui estão difíceis, e o governo pouco ou nada faz”. Era interessante saber a opinião dos restantes 168 alunos do curso, provavelmente a grande maioria quer imigrar.

E assim se prepara a abertura do novo Hospital

PS – seguramente e após este texto o DN sairá com uma notícia do género “Enfermeiros que trabalham no estrangeiro querem todos voltar para trabalhar na região, aquando da inauguração do Novo Hospital” e o povito sempre a acreditar...