A inspecção de motociclos deve merecer o apoio dos Clubes e dos condutores.


A Inspecção de motociclos constitui um importante mecanismo de combate a sinistralidade nas estradas, uma tragédia em Portugal e na Madeira, o número de acidentes tem vindo a aumentar significativamente, provocando feridos graves e infelizmente vítimas mortais.

Estas inspeções aos motociclos tem um preço previsto de 17,22€, mas, nos 5 anos após a primeira matrícula estão isentos e em seguida de dois em dois anos, só para os veículos com cilindrada superior a 125cc. Quem possui um motociclos pesado não tem 17,22 para garantir a sua segurança? 

Os aspetos avaliados nas inspeções vão ser: sistema de travagem, sistema de direção, campo de visão, instalação de luzes, equipamento de iluminação e componentes eletrónicos, eixos, rodas e pneus, quadro e carroçaria, ruído e emissões poluentes (defesa do nosso meio ambiente).

Os Clubes deveriam estar mais interessados na segurança dos seus associados e menos interessados em vender bebidas alcoólicas noas suas actividades. 

As inspeções  de motociclos surge devido a uma directriz Europeia (2014/45/UE), que deveria já estar implementada há muito tempo na Madeira.

Na minha opinião o dinheiro despendido para a Inspecção do meu motociclo será um valor irrisório, mas muito importante para a minha segurança e das outras pessoas que circulam nas estradas da Região.

Façamos um debate sério e responsável sobre este assunto. Os familiares e amigos das vítimas de acidentes sabem muito bem que tudo o que passa fazer para melhorar a segurança é pouco. Uma vida humana vale mais que mil inspeções.

Enviado por Denúncia Anónima.
Sábado, 17 de Junho de 2023
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira