Há sintomas da ditadura camuflada a cair?


P us-me a pensar sobre como é que temos a certeza de que uma ditadura está a cair. Há padrões históricos e sintomas que indicam a fragilidade ou iminente colapso de regimes autoritários, mas a Madeira é um caso especial de eleitos numa ditadura camuflada.

Estive a pensar nalgumas razões, acho que a divisão no seio das elites, é uma. Há várias elites, falo daquela que está no partido do poder, a cisão que existe entre muitos no PSD. Com isso o controle começa a enfraquecer, militantes abandonam o partido ou deixam de ser praticantes pela calada, mantendo o nome no partido para não serem perseguidos. Vimos como os números são baixos nas eleições internas, o número de pessoas com capacidade de voto. Agora estamos noutra fase, com perseguições, traições e conflitos internos.

Na Madeira não vemos protestos populares em massa, mas vemos uma opinião pública cada vez mais contrariada com este GR. As abordagens vão nos dizendo que o regime está perdendo legitimidade porque há desobediência e falta de respeito. Um governo maioritariamente arguido não pode estar isento de culpas.

Não há colapso económico, mas a distribuição da riqueza não existe, a classe média está a desaparecer, a população está a emigrar porque não consegue sobreviver com este custo de vida e é um facto que somos a região do país com a maior pobreza. Os meios financeiros estão a ficar na posse dos mesmos, como o PRR.

O isolamento é evidente, há perda de aliados, o partido nacional ofereceu uma saída limpa. Nos momentos críticos, como o incêndio do Verão, o Presidente e Primeiro Ministro não compareceram, como que enviando a mensagem de não reconhecimento do Presidente e seu Governo, E agora vamos ter uma moção de censura.

Apesar do controlo da informação, ela está a enfraquecer a sua força, está a perder o monopólio sobre a narrativa pública e por isso torna-se mais difícil controlar a opinião pública.

O aumento da repressão sentiu-se com as exonerações, a tentativa de calar o CM e o aumento das narrativas do medo. Apesar da repressão na Função Pública, ela tornou-se ineficaz ou provoca mais resistência do que medo, as pessoas estão a reagir mais.

Há deserção de aliados e há secretários que se querem demitir. Este Governo que tudo e todos insultou, está a ver as pessoas a se distanciar ou alinhar-se com a oposição, mesmo dentro do seu partido.

Apesar de haver gente a querer pegar no PSD em cacos, a instabilidade no PSD é notória, até porque Albuquerque não cede poder a incendiários. Quando o único é ele próprio e fica no Porto Santo espojado no areal enquanto a Madeira arde.

Enviado por Denúncia Anónima
Sexta-feira
, 22 de Novembro de 2024
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira