E u odeio Maduro, o Chavismo e toda essa trupe que deram cabo da Venezuela, e posso porque só tenho a opinião e não a responsabilidade do poder. Estou dividido sobre esta intervenção dos EUA na Venezuela, quero mudanças no país, mas não quero outro "ditador" a mando de alguém de fora do país. E a soberania que está acima dos governantes? Trump é igual a Putin.
Isto é o início dos condomínios no mundo, divididos por EUA, Rússia e China. A Rússia vai defender o amigo Maduro dizendo que os EUA não podem invadir a Venezuela? Tudo à margem do Direito Internacional? Abriram a Caixa de Pandora, é o regresso da era dos imperialistas.
Não há "America First" fechada em si, isso foi retórica para um povo bruto (que agora está a pagar), haverá guerras que Trump não prometeu, haverá ignições, haverá uma crescente insegurança nos EUA com atentados terroristas (a desestabilização dos pobres), será uma era em que o passaporte americano é um risco e identificado como natural de um país que não respeita o Direito Internacional à luz da Carta das Nações Unidas e as Instituições como a ONU e o Tribunal Penal Internacional. Será a era da força e não da lei, será a era das armas em casa, da selvajaria.
Trump quer destruir a Europa, ele e JD Vance vão apoiar os radicais para destruir a Europa? Com a Hungria, Eslováquia e Itália se for na conversa? Vão acicatar e alimentar a extrema direita? Que aliado é este? Nunca mais acreditemos em americanos, o país está contaminado e tem fanáticos como russos, chavistas, ayatolas...
Isto é o início dos condomínios no mundo, dividido por EUA, Rússia e China.
Pergunto isto, tiraram um ditador para por outro fantoche dos EUA? E agora, os EUA vão invadir a Colômbia porque tem governo de esquerda (Gustavo Petro foi legalmente eleito sem espinhas), e o Brasil de Lula (pêra mais dura), e o Panamá por causa do Canal cobiçada por Trump? E a América Latina, mesmo de extrema direita, será o quintal da usurpação das riquezas para enriquecer o agora primeiro passo do imperialismo de Trump? E a Groenlândia porque os EUA quer as suas riquezas? E o Canadá como 51º Estado dos EUA? E Cuba porque é de esquerda e ficará sem o petróleo da Venezuela? E isto normaliza a intervenção russa na Ucrânia? O que pode os EUA dizerem agora sem levar respostas tortas? A China pode invadir Taiwan e retirar o governo que não gosta?
A Venezuela não resolveu o seu problema, veio um estrangeiro raptar o Presidente ilegítimo e agora quem é a democracia, Trump que manda invadir o Capitólio, persegue a Justiça e os oposicionistas, os Estados não Republicanos?
Trump mentiu ao Congresso americano, que tinha aprovar a intervenção. Se a Venezuela não tivesse as maiores reservas de petróleo, outras riquezas minerais e ouro, os EUA tinham prestado atenção à Venezuela?
Lembrem-se que toda a Primavera Árabe acabou em mais autocracias.
O regime na Venezuela mudará para outro ou este mesmo com outra cara? Numa Venezuela cheia de armas que foram distribuídas pelo regime? E os tais criminosos e cartéis de droga ficarão quietos? Trump vai tornar a Venezuela ingovernável, dividir para reinar? Quem é legal para Presidente, Guiadó, Edmundo, Corina (peão do Trump?) ou outro do mesmo regime?
Trump fez tudo à revelia de toda a gente. Cuidado, até com estes novos Estados Unidos de cidades em "Estado de Sítio", com militares na rua, se alguém se manifestar eles atuarão para acatarem as ordens de Trump, o novo ditador do mundo ocidental.
Os militares venezuelanos não defenderam o "super-bigodes"?
Muita força aos portugueses e luso-descendentes na/da Venezuela de um socialista democrático.
.jpg)