CMF e Governo da mesma cor e não resolveram o trânsito no Funchal?


F inalmente fim de semana, e depois de fazer as contas de quanto do meu tempo semanal é desperdiçado no trânsito do Funchal, pois tempo é dinheiro, reservo agora uns minutos para escrever este texto !

Quando o PS ganhou a CMF, durante os mandatos de Cafofo e Gouveia, foi público um esforço para que houvesse um plano de trânsito e estacionamento para a cidade do Funchal, o tal PAMUS, plano de acessibilidade mobilidade urbana sustentável, que pelos vistos é o único  instrumento legal que permite estudar, planear e regular as questões de trânsito e estacionamento, em meios urbanos .

Posto isso, e aquando a implementação desse plano pelo PS, o PSD foi incansável em apontar erros ao mesmo, difamando por todas as vias, algumas medidas utilizadas, desde a passadeira luminosa da Avenida do Mar, ao “Kiss and Ride” e por aí adiante .

Bruno Pereira, então vereador da oposição, foi uma das vozes críticas e revoltadas sobre plano de trânsito  de Cafofo .  

Assim sendo, Bruno Pereira e sua equipa, incluindo o amigo e atual vereador do urbanismo, o especialista em aldrabar índices de construção do PDM, mas só para grandes grupos económicos, ambos e toda essa grupeta de galácticos, foram incansáveis em deitar esse plano abaixo, sempre utilizando o argumento que a questão do trânsito se resolvia quando as duas entidades, CMF e GR, fossem da mesma cor, neste caso laranja !

Bem, meus amigos, os anos passaram e esses senhores voltaram à CMF e tudo ficou monocromático novamente.

Contudo o trânsito do Funchal piorou de forma tão grave, que a cidade apresenta  atualmente dos piores indicadores urbanos, em tempos de média de espera e engarrafamentos, do país e da península ibérica, isto numa ilha (ressalve-se ilha) mais pequena que a Área Metropolitana Urbana de Lisboa .

Dessa forma, e sempre que estou parado no trânsito insuportável do Funchal, lembro me da cara desse Bruno Pereira, Vereador com esse Pelouro,  e nos próximos boletins de voto .

Pois  até para um cidadão normal como eu, é óbvio que o Funchal dos dias de hoje é diferente do Funchal de Cafofo e que é urgente um novo plano dessa ordem que defina uma estratégia de intervenção rápida para o trânsito do Funchal .

Há muitos mais estrangeiros a residir periodicamente na Região, há muito mais imigrantes a residir na região, há o novo fluxo de turistas de AL (que geralmente alugam carros), há “Rent a Cars” em qualquer esquina, há um sistema de estacionamento de moradores (linhas azuis) desatualizado e arcaico (já se faz de forma diferente e mais moderna em outras cidades), há semáforos dos anos 80 (onde anda a semaforização inteligente iniciada por Cafofo?), há Nós de entrada e saída do Funchal que são um caos, por exemplo Viveiros.

E nesse último caso, nas entradas e saídas do Funchal, o que fez a Secretaria de Pedro Fino ?

Todos da mesma cor, e nada feito?

Onde ficou o tal plano integrado de trânsito e mobilidade, entre a CMF e GR, que tanto apregoaram para derrubar o plano da esquerda?

Pois meus caros, esses responsáveis pelo caos em que vivemos, imbuídos em grandes Egos cultivados pelo líder do seu partido, ainda têm a verdadeira Lata, de andar a fazer campanha política porta a porta, o que no fim, acaba por ser um lembrete sobre as caras em quem não votar!!

E pronto, segunda feira de manhã voltamos ao caos no trânsito do Funchal, mas não se esqueçam, façam como eu, naqueles momentos de irritação máxima em que ficamos parados e bloqueados numa artéria da cidade, e todos os compromissos de trabalho se atrasam, sonhem com o boletim de voto do dia 23 de Março.

Falta pouco. Votem bem!!

Bom fim de semana!

Enviado por Denúncia Anónima
Sábado, 15 de março de 2025
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere ao nosso canal do Whatsapp
Adere à rede social europeia Mastodon: a nossa conta
Adere à nossa 
Página do Facebook
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira
Link para donativo

Enviar um comentário

0 Comentários